quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Velho Paradigma

Me darei o prazer de escrever um breve trecho do meu livro de cabeceira, um dos mais interessantes que li até agora:
“paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem ser tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança, e deixar que eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no decorrer da vida. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós.”
-The Servant-
Nos acomodamos com nossos velhos paradigmas e estamos deixando o resto do mundo passar despercebido. Não nos sujeitamos a mudanças, não de verdade, somente parcialmente para enganar nosso ego. Não aceitamos opiniões nem conselhos, deixamos ser tomados pela nossa teimosia, e sempre achar que o que é, sempre será. Se sempre fizermos o que sempre fizemos, teremos sempre e só o que sempre tivemos. Se algumas, nem todas, poucas pessoas deixassem tais paradigmas de lado, talvez uma nova visão de mundo estamparia seus olhos.
"As idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria?"-Dale C.

Um comentário:

  1. "parcialmente para enganar nosso ego."
    Faço o isso o tempo todo.
    =x

    ResponderExcluir

Por você, mesmo.